França destina 200 milhões de euros para dar fim ao excedente de vinho do país
top of page

França destina 200 milhões de euros para dar fim ao excedente de vinho do país


O governo francês está jogando 200 milhões de euros na fogueira para lidar com o monte de vinho sobrando e dar um empurrãozinho aos nossos amigos produtores. É uma verdadeira festa no mundo do vinho, mas não a boa festa com taças erguidas!

A maior parte desse dinheirão vai ser usada para resgatar o estoque abarrotado dos produtores e transformar aquele álcool em algo mais prático, tipo sabãozinho, desinfetante e até perfume. E não para por aí, eles vão até dar uma graninha para os viticultores que quiserem sair da rotina e trocar as uvas por azeitonas, olha só!

O governo francês está fazendo isso para segurar a onda e evitar que os preços do vinho caiam no abismo. Eles querem garantir que nossos amigos produtores continuem com seus copos cheios de alegria.

Segundo os franceses, a diminuição no consumo de vinho tem três culpados: primeiro, a produção desenfreada de vinho que nos deu uma inundação de garrafas. Segundo, essa crise financeira que fez até o preço do pão disparar! E, por último, mas não menos importante, o pessoal andando na linha da cerveja artesanal.

E olha só, os números da Comissão Europeia, até junho, mostram que o consumo de vinho despencou 7% na Itália, 10% na Espanha, 15% na França, 22% na Alemanha e uns assustadores 34% em Portugal, enquanto a produção de vinho no bloco todo subiu uns modestos 4%. É, meus amigos, o vinho está nadando contra a maré!

bottom of page