Califórnia: Parte II - Napa Valley
top of page

Califórnia: Parte II - Napa Valley


ir para Napa Valley é com certeza um sonho sendo realizado.

Localizado 64km ao norte de São Francisco,Napa Valley possui em torno de 45.200 acres de plantações de vinhos.

As principais regiões do Vale do Napa são:Coombsville, Oak Knoll, Yountville, Oakville, Rutherford, Stags Leap, St Helena,Calistoga, Diamond Mountain District, Spring Mountain Disctict, Mount Veeder, Atlas Peak, Chiles Valley, Howell Mountain, Carneros e Wild Horse Valley.

Clima e solo:

O Clima no Vale é muito variado, sendo bastante frio ao sul nas área próximas a Baía de San Pablo (Carneros) e muito quente ao norte.

A maioria das plantações acontecem nas planícies do vale e os melhores vinhedos encontram-se nas encostas das montanhas que possuem excelente drenagem e insolação.As altitudes variam de 5m na cidade de Napa até 120m em Castiloga.

Na região oeste existem muitas florestas o que ocasionam regiões com sombras gerando um clima mais ameno, o que favorece o cultivo de uvas brancas. Já ao leste, existe uma grande incidência de sol o que favorece o plantio de uvas tintas. Ao sul, os solos são compostos por áreas de baixa fertilidade,argila e finas camadas aluvisionais , terras trazidas pelos rios. Ao norte são cultivadas as uvas que são utilizadas para os vinhos de melhor qualidade onde os solos são ricos em pedregulhos com ótima drenagem.

Vinícolas e vinificação

As principais uvas cultivadas por lá são: Cabernet Sauvignon, Merlot, Pinot Noir, Zinfandel, Syrah, Cabernet Franc ,Chardonnay, Sauvignon Blanc, Pinot Grigio, Muscat e Viognier.

Os vinhos tintos de lá tem como característica serem encorpados e com bastante uso de carvalho.

A região ficou bastante famosa após o chamado "Julgamento de Paris" ,em 1876 onde o vinho Stag´s Leap Cask 23 desbancou os melhores vinhos de bordeaux em um concurso que até hoje levanta polêmicas mas que fez a Califórnia aparecer no mapa do vinho mundial.

bottom of page