Porto e Douro Wine Tasting - Curitiba 2018
- 10 de abr. de 2018
- 2 min de leitura

Dia 09 de maio foi realizado o "Porto e Douro Wine Tasting", evento promovido e realizado Essência do Vinho em parceria com o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto.

O evento foi super bem organizado e os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer ótimos rótulos num clima de total descontração e confraternização.
Os destaques, para mim, foram os vinhos da Quinta Vale D.Maria com o vinho Quinta Vale D.Maria Vinha Francisca 2013 e a Vinícola Ramos Pinto com os vinhos Duas Quintas 2013 e Quinta da Touriga - Chã 2014 (estes apresentados por Jorge Rosas, filho do fundador da vinícola e atual diretor de exportação)
O Douro é uma das mais antigas áreas produtoras de vinhos da da Europa (aproximadamente 2 mil anos) e foi a Primeira Região demarcada e reconhecida do mundo, sendo criada no reinado de D. José I, em1756. Esta lei sofreu alterações ao longo dos tempos e foi confirmada em 1921.

A região possui em torno de 250 mil hectares de vinhedos e é mundialmente reconhecida pelos seus vinhos do Porto mas atualmente vem sendo reconhecida pelos seus vinhos tintos, potentes, encorpados e concentrados, mas ao mesmo tempo elegantes e com grande potencial de guarda. Os vinhos brancos desta região possuem grande prestígio e apresentam alguns dos melhores vinhos de Portugal.
O Clima desta região é bastante rigoroso, tendo verões extremamente quentes (até 48 graus) e invernos extremamente frios. A região é dividida em 3 sub regiões, sendo elas: Baixo Corgo (fica no extremo oeste,apresentando chuvas intensas e alto rendimento nos vinhedos), Douro Superior (localizado ao extremo leste, apresenta clima seco sendo a região com os melhores vinhos do Porto Vintage) e Cima Corgo (localizada ao meio leste,apresenta clima seco, com pouco rendimentos em suas produções,com vinhos mais concentrados e com maior potencial de envelhecimento, sendo considerada a região com as melhores vinhas.)
O solo é composto de rochas metamórficas (xisto),este tipo de solo retém a água moderando a umidade hidratando as parreiras de forma controlada, sendo riquíssimo em nutrientes tornando a região super favorável para o plantio da Touriga Nacional, Tinta Roriz, Tinta Cão e Tinta Barroca.
Galeria de imagens
Vinícola RamosPinto Grand Cru Enoteca Decanter Importadora Barrinhas Zahil Importadora Sogrape Vinhos Vino Nobile Porto a Porto Franco Suissa 011 Import Importadora Magnum Quinta Santa Eufemia Adega Presenza Adega Alentejana Adega Alentejana Qualimport Importadora Qualimport Importadora Todo Vino Palestra sobre vinhos do Douro Palestra sobre vinhos do Douro Palestra Vinhos do Douro


Comentários