Califórnia - Introdução
top of page

Califórnia - Introdução


Queridos leitores,em maio de 2018 irei para a Califórnia para uma road trip e é óbvio que eu não poderia deixar de visitar as vinícolas de lá né?

A partir de hoje começarei uma série de posts a respeito da Califórnia,mais especificamente das regiões da North Coast (Sonoma Valley e Napa Valley,regiões que irei visitar)

BREVE HISTÓRIA

As primeiras videiras plantadas na região da Califórnia foram trazidas por missionários espanhóis em 1769. Nesta época o território onde conhecemos hoje como a Califórnia ainda pertencia a Espanha, sendo anexada aos Estados Unidos em 1850,após guerra com o México, 28 anos após a revolução mexicana.Esta época foi o período da corrida do ouro e muitos imigrantes europeus migraram para a região.

A primeira vinícola da região foi fundada em 1858 pelo alemão Charles Krug. Com a implementação da Lei seca, em 1920, e a devastadora praga da filoxera, fizeram com que a produção de vinhos fosse totalmente afetada, recuperando-se apenas após os anos 50.

Em 1948, Krug, vendeu suas terras para um imigrante italiano chamado Cesare Mondavi. Mondadavi foi o responsável por uma grande transformação na vinicultura por lá e seu filho, Robert Mondavi (criador da vinícola com o mesmo nome em 1966) é considerado até hoje como o grande responsável no salto que a indústria do vinho deu por lá quando começou a produzir vinhos com estilo de bordalês

Atualmente a região possui grandes grupos internacionais como a Chandon, por exemplo e mais de 1200 vinícolas. Os vinhos de lá são reconhecidos mundialmente pela sua qualidade, figurando sempre entre os melhores vinhos do mundo.

Algumas regiões de Napa chegam a custar tanto quanto grandes regiões de Bordeaux, na França.

Dados de 2015 mostram que por lá foram produzidos 2,25 bilhões de litros de vinhos, deixando aquela região apenas atrás da Itália, França e Espanha

REGIÕES E PRINCIPAIS CASTAS CULTIVADAS

Red Woods

Sauvignon Blanc

Merlot

Costa Norte (Mendoncino, Sonoma e Napa - região onde estão os vinhos mais finos da Califórnia)

Cabernet Sauvignon

Blends de Bordeaux

Chardonnay (Entre os melhores do mundo)

Pinot Noir (Entre os melhores do mundo)

Vinhos espumantes

Sierra Foothills

Zinfandel

Barbera

Syrah

Petit Sirah

Inland Valley

Zinfandel

Petit Syrah

Cabernet Sauvignon

Muscat de Alexandria

Central Coast

Chardonnay

Pinot Noir

Zinfandel

Cabernet Sauvignon

Grenache

Syrah

Mourvedére

South Coast

Cabernet Sauvignon

Zinfandel

No próximo post irei falar um pouco mais sobre a North Coast, especificamente sobre Napa. Fiquem ligados.

bottom of page