Vamos falar sobre as espumantes?
top of page

Vamos falar sobre as espumantes?


Para quem não acompanha o meu Instagram (@winenfoodoficial), sempre posto por lá os vinhos que bebo e gosto de expor minhas opiniões sobre eles.Alguns dias atrás coloquei a foto da Cava Freixenet Extra Brut e algumas pessoas que me seguem por lá vieram me perguntar qual era a diferença entre Cava e Champagne.

Pois bem, vamos lá,alguns fatos importantes a serem sabidos sobre os vinhos "borbulhantes":

1-) Toda Champagne é espumante.

2-) Toda Cava é espumante.

3-) Todo Prosecco é espumante.

4-) Todo Asti é espumante.

5-) Toda Crémant é espumante.

Sobre os métodos de fermentação:

1-) Método Chamepoise:

Este método também é conhecido como método tradicional e recebe este nome porque as primeiras espumantes foram criadas a partir dele na França, na região de Champagne, pelos monges cistercienses e é praticamente feita da mesma forma até os dias de hoje.

Neste método são feitas duas fermentações, na primeira, o mosto é fermentado para que se transforme em vinho. A segunda fermentação acontece dentro da garrafa onde são adicionados os açucares e leveduras.

2-) Método Charmat:

este método é mais moderno e foi patenteado em 1907 pelo francês Eugène Charmat mas ao contrário do método tradicional a segunda fermentação não acontece na garrafa mas em um grande tanque de inox chamado de autoclave,onde são adicionados os açucares e leveduras. O autoclave foi desenvolvido para suportar grandes pressões.

A principal diferença entre os dois métodos é que no Champenoise o tempo para finalização do produto é de meses e pelo método Charmat é de apenas alguns dias. Tal fator resulta em produtos mais baratos no caso dos Charmat e com sabores mais intensos,ricos em aromas e mais caros, no caso do Champenoise.

Ambos os métodos resultam em espumantes de altíssima qualidade, vai do gosto do freguês.

Mas ok, já sabemos que várias bebidas são espumantes, conhecemos um pouco sobre o método de fermentação Champenoise e Charmat mas qual a diferença entre Champagne, Crémant,Asti,Franciacorta e Cava?

Champagne: A mais emblemática das espumantes ,no entanto,frequentemente, o seu nome é utilizado de maneira errada. Só pode ser atribuído o nome "Champagne" aos vinhos espumantes que são produzidos na França, (exclusivamente na região de Champagne), elaboradas através do método Champenoise e que utilizem em sua composição as uvas Pinot Noir, Pinot Meunier e Chardonnay.

Crémant: Espumantes produzidas em todo território francês através do método champenoise e segue as especificações de cada uma das AOCs (Borgonha, Limoux, Loire, etc).

Cava: Esta espumante é produzida na região da Catalunha através do método champenoise (em grande maioria) e na sua composição são utilizadas as uvas Macabeo, Xarel-lo, Parellada e Chardonnay.

Prosecco: Estas são as espumantes italianas produzidas na região do Vêneto, mais especificamente nas cidades de Connegliano e Valdobbiadene e são elaboradas exclusivamente com as uvas da casta Prosecco através do método Charmat.

Asti: Elaborada com a uva moscato, exclusivamente na cidade italiana de Asti, esta espumante meio doce possui como característica a baixa graduação alcoólica, a elaboração através do método Charmat modificado (a base neste caso é um mosto e não o vinho e passa somente por uma fermentação direto em grandes tanques).

O mundo do vinho é maravilho né?

Um brinde as borbulhas!

bottom of page