Primeira edição da Confraria Wine´n Food

 

Uma grande vontade minha desde que comecei a escrever este blog foi montar um grupo para reunir pessoas interessadas em apreciar uma boa comida, bons vinhos e curtir momentos descontraídos.

 

Com muita alegria, no dia 3 de janeiro, aconteceu a primeira edição da Confraria Wine´n Food onde o tema foi o churrasco, mais especificamente,a bisteca Fiorentina. A segunda edição já está confirmada e o prato escolhido foi o talharim ao ragu de carne. Não vejo a hora.

 

 

A bisteca Fiorentina, bastante popular na gastronomia da região da Toscana, é um delicioso corte bovino com osso onde podem ser degustados três grupos musculares diferentes: Filé mignon, alcatra e contra filé. As peças desta bisteca vem em média com 1 kg - 1,3 kg e exigem um pouco mais de técnica em seu preparo. Por se tratar de uma peça grossa, este corte, deve ser primeiramente selado a 15cm da brasa e posteriormente levantada a 30cm para que seja a feita a cocção correta de seu interior.

 

Para acompanhar a bisteca foi servido de aperitivo uma linguiça assada com queijo provolone e páprica picante e como acompanhamentos, abobrinha, cebola e batata doce braseados.

 

 

 A ESTRELA DA NOITE

 

La Bogliona Barbera D´asti Superiore

Safra: 2010

Denominação de Origem: Barbera d’Asti Superiore Grand Cru

Vinícola: Antica Casa Scarpa
País: Itália - Piemonte

Castas: 100% Barbera D´asti

 

Vinho elegante, necessita ser aberto pelo menos 1 hora antes de ser degustado e é definitivamente é um vinho gastronômico. Possui potencial de guarda de até 20 anos e é composto 100% de  Barbera D´asti. Estagia 36 meses em barricas de carvalho e depois passa mais  36 meses engarrafado antes de sua comercialização Sua graduação alcoólica é de 14%.

 

 

Visual: um belíssimo tom rubi intenso

 

Aroma: frutas vermelhas e ameixa

 

Paladar: aveludado e com acidez característica desta casta: perfeito,um belíssimo exemplar do Piemonte.

 A BOA SURPRESA DA NOITE

 

Mediterrâneo

Safra: 2013

Castas: Grenache,Syrah,Marssane,Carignan e Roussane.

Vinícola: Morandé

País: Chile

 

Um vinho encantador, potente, frutado, daqueles que você termina a garrafa e quer abrir outra. Este vinho faz parte de um projeto diferente da Vinícola Morandé denominado Morandé Adventure. É Um blend composto pelas uvas Grenache (54%),Syrah (22%), Marsanne (4%), Carignan (17%) e Roussane (3%). Descansa 14 meses em barricas de carvalho francês (das quais 25% são novas) e possui graduação alcoólica de 15%.

 

Visual: Coloração cereja intenso

 

Aroma: Frutas vermelhas, cereja e framboesa

 

Paladar: Suculento,frutados, taninos e acidez super equilibrados.

Encostas de Estremoz Reserva

Safra: 2009

Vinícola: Encostas de Estremoz

Castas:Alicante Bouschet, Touriga Nacional e Touriga Franca

País: Portugal- Alentejo

 

Típico alentejano. Composto pelas uvas Alicante Bouschet, Touriga Nacional e Touriga Franca. Descansa por 12 meses em barricas de carvalho francês e americano e depois mais 8 meses de descanso na garrafa antes da comercialização. Potente e gordo na boca. Sua graduação alcoólica é de 13,7%.

 

Visual: Rubi intenso

 

Aromas: Frutas negras e café.

 

Paladar: Média acidez e taninos mais destacados.

 

Vinho: Manos Negras Malbec

Safra:2013

Castas: Malbec

Vinícola: Bodega Manos Negras

País: Argentina-Altamira

 

Se uma palavra pudesse definir esse vinho ela seria: Mendoncino.

Vinho 100% Malbec,frutado, potente e encorpado. Passa 9 meses em barricas de carvalho francês e possui graduação alcoólica de13,8%.

 

Visual: Cereja negra

 

Aroma: Frutas negras, cereja e amora

 

Paladar: Acidez e taninos equilibrados e bastante frutado.

 

Vinho: Lote 43

Safra: 2012

Castas: Merlot e Cabernet Sauvignon

Vinícola: Miolo

País: Brasil- Vale dos Vinhedos RS

 

Belíssimo nacional,composto pelas uvas Merlot e Cabernet Sauvignon. Encorpado, passa por 12 meses em barricas de carvalho francês.

 

Visual: Rubi intenso

 

Aroma: Vinho com o aroma mais peculiar que senti até hoje, além de notas de tabaco e ameixa, senti um cheiro que lembrava muito fralda de bebê quando come mamão. Admito que isso é muito esquisito.

 

Paladar: Estruturado,possui  acidez e taninos equilibrados.

 

Vinho: Pyros Barrel Selected 160

Safra: 2014

Castas: Syrah

Vinícola: Bodegas Callia

País: Argentina - San Juan

 

Um belo Syrah de uma região argentina que eu ainda não havia experimentado. Ele foge um pouco do frutado mendoncino mas mesmo assim tem bastante fruta como característica.Descansa por 12 meses em barricas de carvalho é e potente, com 14,4% de teor alcoólico  e sedoso  na boca.Uma ótima experiência.

 

Visual: Roxo intenso

 

Aroma: Geleia de frutas vermelhas maduras

 

Paladar: Taninos e acidez equilibrados com um final adocicado.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

© 2017 por Wine´n Food