Terroir, o que é isso?

 

Volte e meia a palavra terroir aparece quando o assunto é vinho (Ok, fui generoso, na verdade acho que sempre quando o assunto é vinho essa palavra aparece.)Mas afinal de contas, o que essa palavra quer dizer?

 

A palavra terroir (pronuncia-se terroá) vem do francês e não possui tradução para nenhum outro idioma. Segundo a Organização Internacional da Vinha, terroir é: " O conceito que remete a um espaço no qual está se desenvolvendo um conhecimento coletivo das interações entre o ambiente físico e biológico e as práticas enológicas aplicadas, proporcionando características distintas aos produtos originários deste espaço."

 

Meio complicado né? Eu prefiro uma definição mais simplificada onde o terroir é definido como o conjunto composto entre o solo, clima, altitude, relevo e a influência do enólogo.

 

 

Solo:

Além de dar suporte para as raízes das videiras, o solo tem a função de de nutri-las. Solos ricos, trazem vigor e aumentam a produção de cachos na videiras, resultando m vinhos menos complexos. Por outro lado, solos pobres, por dificultarem o desenvolvimento das plantas, tendem a dar frutas mais complexas resultando vinhos mais estruturados.

Resumidamente, quanto mais sofrido for o desenvolvimento da planta, maior a chance de sair vinhos de mais qualidade.

 

Clima:

Os climas mais benéficos para o desenvolvimentos das plantas são os temperados e com grande amplitudes térmicas.Maiores temperaturas durante o dia favorecem o amadurecimentos da fruta, já noites frias fazem com que a fruta "relaxe" além de contribuir para uma vida mais longa à videira.Grandes concentrações de chuva,principalmente no período de colheita, são prejudiciais e podem gerar frutos com menos açúcar e facilitar a propagação de fungos.

 

Altitude:

Altitude tem relação direta com o clima,quanto mais alto,mais frio e mais tardia é a maturação do fruto.

 

Relevo:

Terrenos com declives favorecem o crescimento das uvas já que facilitam a captação de luz solar favorecendo a maturação dos frutos. O declive também facilita a drenagem natural e ajuda a proteger contra geadas.

 

Influência do enólogo

Um dos fatores mais fundamentais para resultar grandes vinhos é a "mão" do enólogo. É ele que vai decidir as melhores técnicas para a produção das uvas e da criação dos vinhos.

 

 

O mais fascinante com relação ao terroir é que numa mesma região você pode encontrar características muitos marcantes que podem influenciar no resultado de um vinho, neste caso, a grama mais verde do seu vizinho pode ser um fator decisivo pra  você conseguir super resultados e ele não conseguir o mesmo.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

© 2017 por Wine´n Food