Carignan: Que uva é essa?
top of page

Carignan: Que uva é essa?


Nos últimos anos venho experimentando alguns vinhos da uva Carignan e cada vez mais eles vem me conquistando. Israel, França e Chile foram as origens dos vinhos desta uva que bebi até hoje, sendo os do Chile os que mais me impressionaram até hoje, mas você já haviam ouvido falar dela?

Originaria da Espanha, mais precisamente da região de Cariñena, próxima a cidade de Zaragoza (onde inclusive é considerada uma Denominação de Origem D.O), essa uva é conhecida como Mazuelo.

Em todo o mundo a Carignan possui mais de 60 nomes , na França, por exemplo, é chamada de Monestel, Catalan e Roussillon (Região francesa que mais acolheu essa casta representando até 2006 a uva tinta mais plantada da França). Na Itália, essa uva é conhecida como Carignano.

Na região do Vale do Maule (Chile), desde 2009, cerca de 15 produtores resolveram se juntar e criar um clube de produtores de Carignan, conhecido como “ Vingadores de Carignan”(nos rótulos, os produtores colocam a denominação VIGNO).Para participar deste clube, os vinhos devem ser elaborados seguindo uma série de regras como: ter 100% de Carignan ou pelo menos 65% da uva em sua composição, serem produzidos por parreiras com no mínimo de 30 anos e manejadas sem irrigação, técnica conhecida como secano.

A Carignan possui a casca grossa e bastante escura, possuindo amadurecimento tardio e se adapta muito bem em solos secos.

Os vinhos de qualidade produzidos com essa uva,apresentam coloração intensa,no paladar mostram taninos potentes, bastante corpo, boa acidez e muita fruta.

bottom of page