Porto e Douro Wine Tasting - Curitiba 2018
top of page

Porto e Douro Wine Tasting - Curitiba 2018


 

Dia 09 de maio foi realizado o "Porto e Douro Wine Tasting", evento promovido e realizado Essência do Vinho em parceria com o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto.

O evento foi super bem organizado e os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer ótimos rótulos num clima de total descontração e confraternização.

Os destaques, para mim, foram os vinhos da Quinta Vale D.Maria com o vinho Quinta Vale D.Maria Vinha Francisca 2013 e a Vinícola Ramos Pinto com os vinhos Duas Quintas 2013 e Quinta da Touriga - Chã 2014 (estes apresentados por Jorge Rosas, filho do fundador da vinícola e atual diretor de exportação)

O Douro é uma das mais antigas áreas produtoras de vinhos da da Europa (aproximadamente 2 mil anos) e foi a Primeira Região demarcada e reconhecida do mundo, sendo criada no reinado de D. José I, em1756. Esta lei sofreu alterações ao longo dos tempos e foi confirmada em 1921.

A região possui em torno de 250 mil hectares de vinhedos e é mundialmente reconhecida pelos seus vinhos do Porto mas atualmente vem sendo reconhecida pelos seus vinhos tintos, potentes, encorpados e concentrados, mas ao mesmo tempo elegantes e com grande potencial de guarda. Os vinhos brancos desta região possuem grande prestígio e apresentam alguns dos melhores vinhos de Portugal.

O Clima desta região é bastante rigoroso, tendo verões extremamente quentes (até 48 graus) e invernos extremamente frios. A região é dividida em 3 sub regiões, sendo elas: Baixo Corgo (fica no extremo oeste,apresentando chuvas intensas e alto rendimento nos vinhedos), Douro Superior (localizado ao extremo leste, apresenta clima seco sendo a região com os melhores vinhos do Porto Vintage) e Cima Corgo (localizada ao meio leste,apresenta clima seco, com pouco rendimentos em suas produções,com vinhos mais concentrados e com maior potencial de envelhecimento, sendo considerada a região com as melhores vinhas.)

O solo é composto de rochas metamórficas (xisto),este tipo de solo retém a água moderando a umidade hidratando as parreiras de forma controlada, sendo riquíssimo em nutrientes tornando a região super favorável para o plantio da Touriga Nacional, Tinta Roriz, Tinta Cão e Tinta Barroca.

Galeria de imagens

bottom of page